No Reino Unido, terminou a investigação policial às festas na residência oficial do primeiro-ministro durante os confinamentos. Ao todo, mais de 80 pessoas foram multadas, incluindo Boris Johnson e o ministro das Finanças.
Downing Street, a sede do Governo britânico, é um dos locais mais multados do Reino Unido nos últimos meses. As festas durante os confinamentos resultaram em 126 multas emitidas e 83 pessoas autuadas.
Boris Johnson e o ministro das Finanças também fazem parte da lista de multados, após terem participado na celebração do aniversário do primeiro-ministro, na sala do Conselho de Ministros, numa altura em que estavam proibidos os convívios em locais fechados.
A polícia já anunciou o fim da investigação ao “Partygate”, um processo que custou mais de meio milhão de euros e onde doze agentes analisaram 354 documentos e 510 fotografias.
Boris Johnson, que não receberá mais multas, tornou-se no primeiro chefe do Governo britânico em exercício a ser multado por desrespeitar a lei.
Na próxima semana, será divulgada a totalidade de um relatório independente que revelará os pormenores acerca dos eventos em Downing Street.
SAIBA MAIS
- “Partygate”: polícia britânica aplica 126 multas por violação das restrições durante a pandemia
- Partygate: Boris Johnson pede desculpa no Parlamento, líder da oposição acusa-o de ser “desonesto”
- “Partygate”: Parlamento britânico vai decidir se Boris Jonhson deve ser investigado
- “Partygate”: Secretário de Estado britânico demite-se por causa das festas em Downing Street
- “Partygate”: Boris Johnson pede desculpa e afasta demissão
- “Partygate”: quatro assessores do Governo de Boris Johnson demitem-se