O navio Ocean Viking, que pertence à ONG SOS Méditerranée, resgatou nas últimas horas 75 migrantes no Mediterrâneo central. De acordo com a organização, já seguiam a bordo outros 158 migrantes resgatados em várias operações.
“Esta noite, 75 pessoas foram resgatadas pelo Ocean Viking de um barco em perigo a 42 milhas da costa da Líbia, depois de o veleiro Nadir os ter ajudado durante horas”, escreveu a ONG nas redes sociais.
🔴Cette nuit 75pers. ont été secourues par l’#OceanViking d’1 pneumatique en détresse à 42Milles des côtes libyennes, après que le voilier #Nadir les ait assisté pdt des heures. Un homme gravement blessé a été évacué sur une civière &fait l’objet d’une attention médicale soutenue pic.twitter.com/S4tfDiPHed
— SOS MEDITERRANEE France (@SOSMedFrance) May 22, 2022
Dados do Ministério do Interior italiano indicam que, desde o início do ano até agora, cerca de 16.000 migrantes chegaram às costas italianas, em comparação com quase 13.500 no mesmo período do ano passado.
A Organização não Governamental (ONG) SOS Mediterranée adiantou também que foi informada pelo Alarm Phone de que um navio tinha sido intercetado pela guarda costeira da Líbia.
“As nossas equipas viram um barco de patrulha a transportar várias pessoas, provavelmente devolvidas ilegalmente à Líbia”, acrescentou.
A Alarm Phone é um serviço telefónico que atende pedidos de ajuda de barcos de migrantes no Mediterrâneo Central e informa as autoridades e ONGs dedicadas ao resgate humanitário.
O Ocean Viking viaja agora com 233 pessoas resgatadas a bordo, depois de na última quinta-feira ter recolhido 158 migrantes, incluindo seis mulheres grávidas e uma criança de três meses, que viajavam em dois botes de borracha superlotados nas águas da Líbia.
Nesse mesmo dia, o navio GeoBarents, dos Médicos Sem Fronteiras (MSF), chegou ao porto siciliano de Augusta, com 471 migrantes a bordo, embora o desembarque tenha demorado mais de um dia para que fosse concluído. Seis pessoas saltaram para a água “desesperadas após 11 dias de espera injustificada desde o primeiro resgate”, explicou a ONG.
SAIBA MAIS
- Desmantelado gangue que contrabandeou 36.000 migrantes para a Áustria
- Resgatados mais de 180 migrantes ao largo das Canárias
- Ucranianos recebidos em Setúbal: ativista russa denuncia Associação de Imigrantes dos Países de Leste
- Mundial 2022: Humans Rights Watch acusa FIFA de minimizar “as mortes e dificuldades dos migrantes”
- Mais de 200 crianças migrantes reunidas com pais após separadas na Presidência de Trump
- Odemira prepara plano de inclusão e “espécie de Balcão do Cidadão” para migrantes