No segundo dia das celebrações do jubileu da rainha, Ana Gomes recorda o contacto mais próximo que teve com a monarca numa das visitas de Isabel II a Portugal: “Não me posso abstrair do facto de que fiz a interpretação para a rainha quando cá veio em 1985, a conversa entre ela e o Presidente Eanes foi por meu intermédio”. “Impressionou-me o profissionalismo extraordinário, também vi alguns lampejos pessoais”, conta a comentadora da SIC.
A respeito das características pessoais da rainha, Ana Gomes lembra: “Houve um almoço em Évora, no refeitório na Universidade, e um espetáculo de cavalos com a nossa escola equestre, a rainha vibrou porque ela adora cavalos e, de facto, o espetáculo foi magnífico”.
“O Presidente e Manuela Eanes tinham uma boa relação com a rainha mãe e o Presidente perguntou-lhe pela mãe. A rainha começou a falar como a mãe tinha sido essencial no desempenho do pai. Como a mãe tinha sido uma pessoa de grande fibra”, recorda a diplomata, republicana assumida, que também trabalhou na embaixada portuguesa em Londres.