Mundo

O nascer da Lua na Estação Espacial e o “calcanhar” de Itália: as melhores imagens da semana a partir do espaço

O nascer da Lua na Estação Espacial e o “calcanhar” de Itália: as melhores imagens da semana a partir do espaço

Fotos captadas pelos vários instrumentos que o Homem tem construído para observar o cosmos, presos à Terra ou a vaguear pelo espaço.

A Agência Espacial Europeia (ESA) publica no final de cada semana as melhores imagens do cosmos ou do nosso planeta captadas a partir do espaço ou com os telescópios em Terra. As fotografias podem ser vistas em alta resolução e as explicações detalhadas no site da Agência Espacial Europeia.

O nascer da Lua na Estação Espacial

ESA-S.Cristoforetti

A foto foi tirada pela astronauta da ESA Samantha Cristoforetti a bordo da Estação Espacial Internacional. Vê-se a Lua a subir acima das cores do nascer do Sol iminente.

Samantha Cristoforetti regressou à Estação Espacial Internacional para a sua segunda missão, a que chamou Minerva, em 27 de abril de 2022. Foi lançada na nova cápsula SpaceX Crew Dragon chamada Freedom com os seus companheiros da tripulação Crew-4.

O “calcanhar” de Itália

Contains modified Copernicus Sentinel data (2022), processed by ESA

A Apúlia, região do sul que forma o “calcanhar” ou o “salto da bota” de Itália, captada pela missão Copernicus Sentinel-2.

O módulo europeu para a ida à Lua

Thales Alenia Space

A Agência Espacial Europeia participa na missão da NASA para o regresso à Lua com o módulo de serviço que fornece energia e propulsão à nave espacial Orion e também fornecerá água e ar para os astronautas em futuras missões.

O Módulo de Serviço Europeu foi concluído na Thales Alenia Space em Turim, Itália. Irá agora para as salas limpas da Airbus em Bremen, na Alemanha, onde os engenheiros realizarão os testes finais.

Hubble observa “pássaros galácticos”

NASA/ ESA

Esta imagem do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA mostra a galáxia espiral barrada NGC 7496, que está a mais de 24 milhões de anos-luz de distância na constelação de Grus, que em latim significa garça, uma das quatro constelações conhecidas coletivamente como as Aves do Sul. Os outros são Pavo, Phoenix e Tucana, que significam pavão, fénix e tucano, respetivamente.

Esta imagem pertence a uma coleção de observações que investigam a relação entre estrelas jovens e as nuvens frias e densas de gás onde se formam. Além das observações com o Hubble, os astrónomos têm recolhido dados do telescópio ALMA no Chile, criando assim uma valiosa coleção de dados que contribuirá para uma pesquisa mais alargada sobre a formação de estrelas.

Saiba mais:

Últimas Notícias
Mais Vistos