Mundo

Três polícias do Arizona suspensos após terem deixado homem morrer afogado

A conduta dos polícias vai ainda ser analisada pelo Departamento de Segurança Pública do Arizona e pelo departamento de polícia de Scottsdale.

Três polícias do Arizona suspensos após terem deixado homem morrer afogado

Três polícias do Arizona foram suspensos após não terem resgatado uma pessoa em situação de sem abrigo de dentro de água. Este homem, de 34 anos, acabou por morrer afogado.

Imagens captadas pelas “body cams” destes polícias mostram Sean Bickings a entrar dentro de água num lado na cidade de Tempe e a avisar que se iria afogar caso entrasse. Nenhum dos polícias agiu e ainda se ouve um deles a dizer: “Eu não vou saltar atrás de si”. Bickings acabou por cair e foi declarado como morto momentos depois.

As autoridades da cidade consideraram a morte deste homem “uma tragédia”. O acidente aconteceu pelas 05:00 (hora local) no dia 28 de maio.

Os polícias foram chamados a este local após uma chamada que denunciava uma discussão entre um homem e a sua parceira no centro da cidade. De acordo com o comunicado da polícia, o casal “colaborou totalmente e negou qualquer discussão” entre os dois.

No entanto, as imagens da polícia mostram que enquanto eram verificados os documentos do casal, Bickings escalou uma vedação de metal e entrou na água. Informou a polícia que “ia dar um mergulho”, entrou e nadou em direção a uma ponte, mesmo depois de ser alertado que não era permitido nadar naquele lago.

Segundo a BBC, o vídeo de 12 minutos termina nessa altura, com uma mensagem a indicar que foi interrompido “devido à natureza sensível” do resto da gravação. Porém foi fornecido o áudio, onde se ouve repetidamente Bickings a dizer que se estava a afogar e que precisava de ser salvo.

Neste áudio ouvia-se também a polícia a tentar acalmar a companheira de Bickings, numa altura em que ela ficava cada vez mais perturbada. A certa altura, ela grita: “Ele está a afogar-se à vossa frente e vocês não o vão ajudar”. Bickings não voltou a emergir.

Os polícias envolvidos não foram identificados, mas sabe-se que foram suspensos de funções. Encontram-se em “licença administrativa remunerada não disciplinar”, explica a BBC. A conduta destes agentes será avaliada pelo Departamento de Segurança Pública do Arizona e pelo departamento de polícia de Scottsdale.