A presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, classificou como “um insulto e uma bofetada” para as mulheres a decisão do Supremo Tribunal de Justiça norte-americano de revogar a proteção do direito ao aborto.
“Esta decisão é cruel, é escandalosa e desanimadora”, afirmou Pelosi, visivelmente afetada pela decisão, segundo as agências internacionais, numa conferência de imprensa no Capitólio (sede do Congresso norte-americano).
O Supremo Tribunal dos EUA revogou esta sexta-feira o direito constitucional ao aborto, que existia no país desde 1973.
Esta decisão, tomada pela maioria dos juízes conservadores – com seis votos a favor e três contra -, não torna ilegais as interrupções da gravidez, mas deixa a regulamentação do aborto na tutela dos Estados, dos quais 13 têm leis destinadas a proibir a interrupção voluntária da gravidez de forma imediata, na sequência desta decisão.
Depois de ser conhecida a decisão, centenas de pessoas concentraram-se em frente ao Supremo Tribunal, em Washington D.C, umas para celebrar e outras em protesto.
Saiba mais:
- Revogado direito constitucional ao aborto nos EUA: Obama condena e Pence aplaude
- Decisão histórica nos EUA: “É brutal do ponto de vista político, é uma mudança tectónica”
- Supremo revoga direito ao aborto nos EUA: “É um recuo muito gravoso nos direitos das mulheres”
- Revogado direito ao aborto nos EUA: terá “consequências políticas” e “abre a porta” ao debate