A Comissária Europeia dos Transportes aplaudiu esta quarta-feira, em Lyon, a aprovação da Ucrânia e da Moldávia como países candidatos a membros da União Europeia.
“Parabéns à Ucrânia e à Moldávia pelo seu estatuto de candidato à União Europeia. Eles merecem o nosso aplauso”, afirmou Adina Valean, que falava na cerimónia de abertura formal do seminário ‘Conecting Europe Days’, que decorre em Lyon, França.
🇫🇷 Lyon, nous somme ici!
— LIFE Programme (@LIFEprogramme) June 28, 2022
From today until 30 June, you can find the #LIFEprogramme in the Connecting Europe Days 🇪🇺
Come see how our #LIFEprojects are paving the way for #sustainable and green mobility 🚗
More info 👉 https://t.co/S2HuvCG12O#EUGreenDeal pic.twitter.com/W6oeOh3fyc
Em 23 de junho, os chefes de Governo e de Estado da União Europeia decidiram atribuir o estatuto de candidato à Ucrânia e também à Moldávia. Por sua vez, à Geórgia foi dada uma “perspetiva europeia”, que funciona como uma espécie de prelúdio para a candidatura formal, decisão que também foi hoje saudada pela comissária europeia dos transportes.
Today is a good day for Europe!
— European Commission 🇪🇺 (@EU_Commission) June 23, 2022
Ukraine 🇺🇦 and Moldova 🇲🇩 are granted the candidate status to become part of the European family.
Georgia 🇬🇪 is given the perspective to become a member of the EU.#EUCO pic.twitter.com/alLwvSIZG4
Na sessão de hoje, Adina Valean afirmou ainda esperar que surjam deste seminário “ideias e soluções” que permitam aumentar a sustentabilidade no setor dos transportes, apelando aos mais jovens para que se juntem a este debate e que ajudem a discutir o futuro da mobilidade.
“É muito bom estar aqui nesta cidade rica em história e arquitetura. Quando pensamos em Lyon, lembramo-nos da comida, do cinema e dos festivais, mas para nós, que trabalhamos na área dos transportes, o que nos vem à cabeça é a mobilidade”, sublinhou, destacando as infraestruturas da cidade e os apoios dados pela UE nesta matéria.
O seminário ‘Conecting Europe Days’, organizado pela Comissão Europeia, em cooperação com a presidência francesa do Conselho da União Europeia, decorre em Lyon, França, até quinta-feira. Neste evento, onde são esperados mais de 3.000 participantes de toda a Europa, serão abordados temas como a ecologia e a eficiência nos transportes, mobilidade alternativa e transporte automatizado.
A invasão da Ucrânia pela Rússia e o respetivo impacto nos transportes será outro dos temas em cima da mesa. Entre os oradores do seminário encontram-se comissários e outros representantes de alto nível da Comissão Europeia, ministros, deputados do parlamento europeu e francês, bem como representantes da indústria.
No âmbito dos ‘Conecting Europe Days’, que decorrem no Aeroporto de Saint-Exupéry e no Centro de Congressos de Lyon, são também apresentadas exposições, que incluem projetos financiados pela União Europeia. O Pacto Ecológico Europeu prevê uma redução de 90% nas emissões de gases com efeito de estufa dos transportes até 2050. A Estratégia de Mobilidade Sustentável da Comissão Europeia apresenta um conjunto de ações para alcançar a transição climática no setor dos transportes, como o desenvolvimento de novas tecnologias na aviação, tornando os voos mais eficientes, substituindo, gradualmente, as emissões de dióxido de carbono (CO2) por alternativas mais sustentáveis.
De acordo com dados de Bruxelas, a produção e o uso de combustíveis sustentáveis na aviação (SAF), em 2020, representou menos de 0,05% do total no setor.