Os 27 Estados-membros chegaram a um primeiro acordo para proibir a venda de carros novos a gasóleo e gasolina a partir de 2035. Falta a negociação com o Parlamento Europeu. Se avançar, Portugal poderá ter de rever a lei do clima portuguesa, que permite a venda de híbridos após 2035.
Os ministros do Ambiente seguem a indicação da Comissão Europeia e deixam cair a proposta de Portugal, Itália, Bulgária, Roménia e Eslováquia. Os cinco defendiam mais tempo para a comercialização de motores a combustão, permitindo que entre 2035 e 2040 pudesse ainda ser vendida uma pequena percentagem de automóveis a gasóleo, gasolina ou híbridos.
O objetivo, era alinhar a lei europeia com a lei portuguesa do clima, que permite a venda de carros híbridos para lá de 2035. A lei nacional poderá assim ter de vir a ser alterada, nas não será para já.
No acordo ficou também a possibilidade de rever, em 2026, praticamente tudo o que foi agora acordado. Portugal poderá ainda conseguir prolongar a venda de híbridos, tal como os italianos poderão conseguir continuar a vender Ferraris. Vai depender das condições socioeconómicas dentro de quatro anos
Esta é apenas uma propostas legislativas em cima da mesa para cortar em 55% as emissões de gases com efeito de estufa até 2030 e alcançar a neutralidade climática em 2050.