Mundo

Bolsonaro “irrita-se” e desmarca encontro com Marcelo Rebelo de Sousa

Cancelamento foi confirmado pelo Presidente brasileiro.

Bolsonaro “irrita-se” e desmarca encontro com Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa parte esta sexta-feira para uma visita de três dias ao Brasil e, mesmo antes de começar, há já uma polémica, porque Jair Bolsonaro decidiu desmarcar o encontro com o Presidente português.

“Resolvi cancelar o almoço que ele teria comigo, bem como toda a programação”, afirmou Bolsonaro à CNN Brasil.

Bolsonaro disse ainda que o cancelamento surge porque Marcelo Rebelo de Sousa “teria uma reunião com o Lula [da Silva]”, na residência oficial do Cônsul-Geral de São Paulo, no domingo de manhã.

A notícia foi inicialmente avançada pela Folha de São Paulo, que revela que Bolsonaro ter-se-á “irritado” com o facto de Marcelo ter agendados para domingo dois encontros com dois ex-Presidentes brasileiros – Lula da Silva e Michel Temer – antes da reunião com o atual chefe de Estado do Brasil, marcada para segunda-feira.

Na segunda-feira, Marcelo Rebelo de Sousa seria recebido pela terceira vez em Brasília pelo atual Presidente da República Federativa do Brasil, Jair Bolsonaro, que se irá recandidatar ao cargo nas presidenciais marcadas para 2 de outubro. Após a reunião, estava previsto um almoço dos dois chefes de Estado, no Palácio Itamaraty.

O chefe de Estado parte esta sexta-feira à noite de Lisboa para o Rio de Janeiro num voo especial da TAP para assinalar o centenário da travessia aérea do Atlântico Sul por Gago Coutinho e Sacadura Cabral.

No Rio de Janeiro, onde chegará no sábado, o programa de Marcelo Rebelo de Sousa inclui uma sessão comemorativa dos 100 anos desta travessia aérea, na zona portuária no centro da cidade, e uma receção à comunidade portuguesa, no consulado geral português, em Botafogo.

Ainda no sábado, o Presidente da República seguirá do Rio para São Paulo, onde estará na abertura oficial da 26.ª Bienal Internacional do Livro, que nesta edição tem Portugal como país homenageado.

Em São Paulo, Marcelo Rebelo de Sousa terá uma agenda intensa no domingo, que começa logo de manhã com um encontro com o antigo Presidente do Brasil e candidato às presidenciais brasileiras Lula da Silva.

Depois de visitar a Bienal do Livro de São Paulo, estará com o anterior Presidente do Brasil, Michel Temer.

Do programa de segunda-feira passarão a constar apenas uma receção à comunidade portuguesa, no consulado geral de Portugal em São Paulo, e uma visita a uma exposição sobre o escritor José Saramago, na embaixada de Portugal.

Esta será a sexta deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa enquanto Presidente da República ao Brasil, onde esteve no início de agosto de 2016, seu primeiro ano de mandato, para a abertura dos Jogos Olímpicos, deslocando-se também a São Paulo e Recife nessa ocasião.

Passados cerca de três meses, regressou ao Brasil para a Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Brasília, entre 31 de outubro e 1 de novembro de 2016.

Em 2017, o Presidente da República esteve novamente no Rio de Janeiro e em São Paulo, nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, entre 10 e 12 de junho.

No dia 1 de janeiro de 2018, Marcelo Rebelo de Sousa representou Portugal na posse de Jair Bolsonaro como Presidente do Brasil, que o recebeu no dia seguinte no Palácio do Planalto, em Brasília.

No ano passado, entre fim de julho e início de agosto, voltou ao Brasil para a reinauguração do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, onde esteve com os antigos presidentes brasileiros Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer, antes de ser recebido por Jair Bolsonaro em Brasília.