Mundo

"Imploro que não ignorem o grito dos pobres": Papa Francisco solidário com o povo do Sri Lanka

O país está imerso numa das piores crises económicas desde a independência, em 1948.

"Imploro que não ignorem o grito dos pobres": Papa Francisco solidário com o povo do Sri Lanka
VATICAN MEDIA HANDOUT

O Papa Francisco expressou este domingo a sua solidariedade para com o povo do Sri Lanka, que se revoltou contra a crise económica e provocou uma revolução popular que ditou o afastamento do Presidente da República e do primeiro-ministro.

"Uno-me à dor do povo do Sri Lanka, que continua a sofrer os efeitos da instabilidade política e económica. (...) Juntamente com os bispos do país, renovo o meu apelo à paz e imploro aos responsáveis que não ignorem o grito dos pobres e as necessidades do povo".

A revolta popular no Sri Lanka levou à fuga do Presidente do país asiático, Gotabaya Rajapaksa, antes de o seu palácio em Colombo ter sido invadido por manifestantes. Rajapaksa anunciou posteriormente que se irá demitir na quarta-feira, enquanto o primeiro-ministro, Ranil Wickremesinghe, já apresentou a demissão e viu a sua residência privada ser incendiada.

O país está imerso numa das piores crises económicas desde a independência, em 1948, derivada do declínio das reservas em moeda estrangeira e de uma elevada dívida externa.