O Governo britânico declarou esta sexta-feira estado emergência nacional por causa do calor extremo que está previsto para a próxima semana em várias regiões de Inglaterra. Pela primeira vez, os meteorologistas emitiram um aviso vermelho por causa das elevadas temperaturas.
Na próxima segunda e terça-feira, Londres poderá registar uns inéditos 40ºC. Esta sexta-feira, as temperaturas em Londres não foram além de uns confortáveis 27ºC. O fenómeno meteorológico que está a causar a onda de calor em Portugal e Espanha ruma a norte durante o fim de semana.
Grande parte de Inglaterra estará sob Aviso Vermelho da Meteorologia. O calor que irá atingir as ilhas britânicas será tão severo ou prolongado que poderá causar doença e morte entre a população mais saudável, não só nas pessoas mais vulneráveis.
A grande preocupação das autoridades é o impacto do calor na saúde de uma população, que está pouco habitada a elevadas temperaturas. Preveem-se também perturbações substanciais nos transportes e no fornecimento de energia, danos em propriedades e infraestruturas.
Num país muito conhecido pela abundância de chuva, a descida do nível das águas são imagens que têm tanto de raro como de preocupante. Nos últimos dois anos, a Primavera e o Verão têm registado precipitação abaixo da média.