Mundo

O dia em que a pista de um aeroporto de Londres "derreteu" devido ao calor

O dia em que a pista de um aeroporto de Londres "derreteu" devido ao calor
SOPA Images

O Reino Unido está a atravessar uma onda de calor e são previstas temperaturas a rondar os 40.ºC

A onda de calor que esta semana atinge o Reino Unido já fez estragos: esta segunda-feira, a pista do aeroporto britânico Luton, localizado a norte de Londres, ficou danificada. Durante mais de uma hora, os voos foram interrompidos e as companhias aeres foram obrigadas a desviar voos ou atrasar partidas.

Os voos foram suspensos depois das 15:00. A pista de descolagem foi a primeira a retomar atividade, pelas 17:40, enquanto a pista de aterragem só voltou a estar operacional já passava das 18:00. Segundo o FlightRadar24, pelo menos 14 voos foram desviados para os aeroportos de Gatwick e Stansted. Alguns voos chegaram a ter mais de quatro horas de atraso.

No Twitter, a administração do aeroporto explicou que as “altas temperaturas” foram responsáveis por “danos na superfície” da pista. “Os engenheiros foram chamados de imediato ao local e estão em progresso atualmente trabalhos de reparo para que o funcionamento seja retomado o mais rapidamente possível”, esclarecem enquanto pedem “desculpa pelos inconvenientes causados”.

Os termómetros chegaram aos 37ºC, esta segunda-feira, em algumas regiões de Inglaterra. Mesmo assim, as temperaturas previstas superavam os 38,7ºC – um valor recorde no país.

O aeroporto de Luton fica localizado a cerca de 50 quilómetros do centro de Londres, sendo ponto de partida e chegada para companhias aéreas low cost, como a Ryanair, a EasyJet, a Wizz Air e a TUI.

Também os aviões da Força Aérea Britânica foram forçada a utilizar aeródromos uma vez que a pista da principal base aérea, em Brize Norton, “derreteu”, avança ainda a Sky News – parceira da SIC Notícias.

O Reino Unido está em aviso vermelho devido ao calor extremo que está previsto para os próximos dias. Em Londres, espera-se que o recorde de temperatura máxima seja batido nos próximos dias.

Últimas Notícias
Mais Vistos