Mundo

Pastor morre em incêndio em Zamora, Espanha

A localidade tinha sido evacuada. Esta é a segunda morte em Espanha devido aos fogos.

Pastor morre em incêndio em Zamora, Espanha
Europa Press News

Um pastor de ovelhas morreu num incêndio em Zamora, no noroeste de Espanha, anunciaram esta segunda-feira as autoridades locais, a segunda morte devido aos fogos, após um bombeiro que morreu no domingo na mesma região do país.

O corpo de "um homem de 69 anos foi encontrado hoje a cerca de quatro quilómetros a oeste de Escober de Tábara", na província de Zamora, "numa zona florestal queimada por um incêndio que deflagrou em Losacio", anunciou o governo regional de Castela e Leão.

Um bombeiro já havia morrido na noite de domingo enquanto combatia o incêndio, segundo as autoridades espanholas. Outros dois bombeiros sofreram queimaduras leves.

A localidade onde morreu o pastor, segundo os serviços de emergência, tinha sido evacuada como uma dezena de outras, por causa deste incêndio que deflagrou no final da tarde de domingo e cuja origem permanece desconhecida.

Além disso, fontes municipais indicaram que outro pastor de Sesnández de Tábara (Zamora) teve de ser assistido após inalar fumo ao retirar o seu gado para longe do fogo, ajudado por uma patrulha da Guardia Civil.

A Espanha está a enfrentar há mais de uma semana uma onda de calor extrema que causou vários incêndios que devastaram dezenas de milhares de hectares em todo o país.

"As alterações climáticas matam pessoas (...), mas também o nosso ecossistema, a nossa biodiversidade", reagiu o primeiro-ministro Pedro Sánchez, durante uma visita à Extremadura, região do oeste do país particularmente afetada pelos incêndios.