Centenas de bombeiros combatem incêndios na Alemanha Oriental, na vizinha República Checa, em França e Espanha, obrigando a evacuação de zonas turísticas e residenciais.
Um grande incêndio em zona de floresta está a alastrar rapidamente em Brandenburg, no leste da Alemanha, numa área onde os bombeiros têm de ter especial cuidado, por existirem munições enterradas da II Guerra Mundial.
O incêndio de Elbe-Elster já destruiu uma área de cerca de 850 hectares e continua a galgar devido aos ventos fortes, com mudanças de direção.
Sete bombeiros ficaram feridos e quatro tiveram de receber tratamento hospitalar por terem inalado fumo.
O serviço de eliminação de engenhos explosivos delimitou uma pequena área perto da aldeia de Rehfeld por ser um local onde antigas munições podem estar enterradas e as chamas estão a ser combatidas por helicópteros, por os bombeiros não poderem entrar nessa zona.
Mais de 350 bombeiros encontram-se mobilizados e cerca de 300 pessoas de várias aldeias tiveram de ser deslocadas.
Mais a sudeste, bombeiros de vários países juntaram forças para combater um incêndio num parque nacional no norte da República Checa que se espalhou para o estado da Saxónia, na vizinha Alemanha.
O incêndio no parque da Boémia Suíça deflagrou no domingo e já consumiu cerca de mil hectares.
Não há relato de feridos, mas cerca de 100 pessoas tiveram de ser, esta terça-feira, retiradas da cidade checa de Vysoká Lipa, depois de 80 pessoas terem sido deslocadas da cidade fronteiriça de Hrensko e outras da aldeia de Mezná, onde as chamas destruíram ou danificaram várias casas, disse o porta-voz dos bombeiros, Lukas Marvan.
Dezenas de crianças alemãs foram retiradas de um campo de férias no lado checo da fronteira e transportadas de volta para a Alemanha.
Segundo o ministro do Interior, Vit Rakusan, "a situação é muito grave", acrescentando que vários países vizinhos responderam ao pedido de ajuda da República Checa.
No sul de França, em Montpellier, um incêndio florestal devastou pelo menos 500 hectares e está a mobilizar cerca de 500 operacionais.
Na cidade de Aumelas foram deslocados 30 residentes e retirados 150 convidados de um casamento em Chateau Bas, enquanto duas estradas foram cortadas devido ao fogo.
Em Calles, Valência, Espanha, foram programados voos com aviões não tripulados durante toda a noite para controlar os focos que forem surgindo e continuam no terreno os meios de combate terrestre, num incêndio que já reduziu a cinzas cerca de 200 hectares.
Durante o dia os meios aéreos fizeram na área 190 descargas de água com retardador, para reduzir as chamas e evitar que o fogo progrida e avance em outras frentes.
Na zona de Alíquotas, os residentes tiveram de sair das suas casas e só poderão regressar quando o incêndio estiver controlado.