O Presidente Joe Biden e o Presidente Xi Jinping vão conversar na quinta-feira no meio de novas tensões sobre Taiwan e a invasão russa à Ucrânia, adianta uma fonte da Casa Branca.
O porta-voz da Casa Branca para a segurança nacional, John Kirby, disse aos jornalistas que a gestão da concorrência económica entre os dois países estará também em cima da mesa durante esta conversa.
Passados quatro meses sem qualquer tipo de conversações, esta será a quinta discussão entre os líderes e surge numa altura em que a China tem advertido a Administração Biden acerca da visita da porta-voz da Casa Branca, Nancy Pelosi, a Taiwan. Pequim garantiu que vai tomar medidas drásticas, caso Pelosi visite Taiwan.
A conversa estava agendada há muito tempo e "já há uma agenda bastante robusta de temas para estas duas lideranças falarem", admite Kirby.
Os EUA não têm relações diplomáticas com Taiwan, mas estão obrigados pela lei americana a fornecer à ilha, os meios para se defenderem. A Casa Branca tem sido rápida em reiterar que a posição não mudou apesar da especulação de uma possível viagem a Taiwan.
Nancy Pelosi ainda não confirmou os planos de viagem, mas Biden já se pronunciou sobre o tema e diz que "não é boa ideia" qualquer visita À ilha neste momento.