Mundo

Mega nuvem nos EUA: que fenómeno é este que se tornou viral nas redes sociais?

O fenómeno que foi visto nos EUA ocorre quando existe um "ambiente propício à formação tornados", explica um especialista.

Uma nuvem gigante, em formato circular, foi avistada, na semana passada, no estado norte-americano da Dacota do Norte. O vídeo, captado por um fotógrafo caçador de tempestade, tornou-se viral nas redes sociais. O fenómeno foi captado no dia 22 de julho, pelas 20:00 (hora local).

A própria nuvem não é um tornado, é algo maior. Pode acontecer formar-se um tornado por baixo destas nuvens”, explica à SIC Notícias Alfredo Rocha, professor de meteorologia e climatologia na Universidade de Aveiro. “O evento, em si, está relacionado com o ambiente propício à formação tornados”, que ocorre quando uma “frente fria” de ar encontra “uma superfície muito quente”. No entanto, não quer dizer que irá obrigatoriamente surgir um tornado.

Apesar de ser “extraordinário pela sua beleza”, o climatologista sublinha que este fenómeno acontece “com alguma frequência” na zona dos trópicos e na região central dos Estados Unidos. A região tinha sido colocada sob alerta, pelo Serviço Nacional de Meteorologia, devido a uma tempestade de trovoada.

Segundo dados da Agência Oceânica e Atmosférica Americana (NOAA, na sigla inglesa), em média ocorrem perto de 1.200 tornados todos os anos no país. O Estado com maior ocorrência média é o Texas.