Mundo

Agente russo acusado de divulgar propaganda através de grupos políticos nos EUA

Aleksandr Viktorovich Ionov está acusado de conspirar para que cidadãos norte-americanos atuem como agentes ilegais do Governo russo.

Agente russo acusado de divulgar propaganda através de grupos políticos nos EUA
Thorsten Nilson / EyeEm

Um agente russo foi acusado de utilizar grupos políticos e recrutar cidadãos norte-americanos para promover propaganda pró-Rússia nos Estados Unidos, inclusive durante a invasão russa na Ucrânia, divulgou esta sexta-feira o Departamento de Justiça norte-americano.

Aleksandr Viktorovich Ionov está acusado, num processo entregue ao tribunal federal da Florida, de conspirar para que cidadãos norte-americanos atuem como agentes ilegais do Governo russo.

O Departamento do Tesouro dos EUA também anunciou hoje sanções contra Ionov, acusando-o de dar dinheiro a organizações que considerava, juntamente com os serviços de inteligência russos, que poderiam criar um distúrbio político nos EUA. Segundo a acusação, também procuraram formas de apoiar um candidato a governador em 2022, embora não tenha sido especificado qual.

"Ionov terá alegadamente orquestrado uma campanha de influência descarada, transformando grupos políticos e cidadãos dos EUA em instrumentos do governo russo", sublinhou o procurador-geral assistente Matthew Olsen, chefe da Divisão de Segurança Nacional do Departamento de Justiça, citado num comunicado.

Este caso faz parte de uma repressão muito mais ampla do Departamento de Justiça às operações de influência estrangeira destinadas a moldar a opinião pública nos EUA.

Em 2018, por exemplo, o Departamento de Justiça acusou 12 cidadãos russos de participarem numa gigante campanha nas redes sociais, de forma oculta, destinada a semear discórdia durante as eleições presidenciais de 2016, conquistadas pelo republicano Donald Trump.