Mundo

"Ninguém na Casa Branca foi avisado" das buscas à mansão de Trump

"Ninguém na Casa Branca foi avisado" das buscas à mansão de Trump
Chip Somodevilla
A porta-voz da Casa Branca garante que Joe Biden só teve conhecimento das buscas pela comunicação social.

O Presidente dos EUA, Joe Biden, não teve conhecimento prévio das buscas feitas pelo FBI à mansão do seu antecessor no cargo, evento de que tomou conhecimento pela comunicação social.

Esta informação foi garantida esta terça-feira pela porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, durante o encontro diário com jornalistas, ao comentar as buscas do FBI à propriedade de Donald Trump em Mar-a-Lago, no estado da Florida.

Sem dar detalhes sobre "uma investigação em curso", a porta-voz, quando questionada sobre as acusações dos republicanos de que Trump estava a ser vítima de perseguição política, respondeu que Biden "respeita o Estado de Direito", insistindo em que "o Presidente não estava informado [das buscas]."

Loading...

"Ninguém na Casa Branca foi avisado", afirmou.

Karine Jean-Pierre realçou que se trata de uma investigação independente e não se pronunciou sobre o motivo das buscas que, segundo alguns meios, estão relacionadas com os documentos oficiais que Trump levou consigo quando saiu da Casa Branca.

"O Presidente soube das buscas do FBI por informações públicas, à semelhança de todos os [norte-]americanos, porque não foi avisado previamente. O Presidente Biden tem sido muito claro, durante o seu mandato, quanto ao facto de o Departamento de Justiça fazer as suas investigações de forma independente", vincou.

Agentes do FBI fizeram buscas esta segunda-feira na mansão do multimilionário, de Mar-a-Lago, em Palm Beach, no sudeste da Florida, à procura de documentos.

Últimas Notícias