Mundo

Polónia pede indemnização bilionária à Alemanha

Polónia pede indemnização bilionária à Alemanha

O Governo alemão já reagiu.

O líder do partido conservador nacionalista polaco Lei e Justiça, Jaroslaw Kaczynski, afirmou que a Polónia vai pedir à Alemanha 1,3 biliões de euros em indemnizações pela ocupação nazi na II Guerra Mundial.

Kaczynski anunciou a reivindicação no lançamento de um relatório há muito esperado sobre o custo para o país dos anos de ocupação alemã nazi.

“Não apenas preparámos o relatório, mas também tomámos a decisão sobre os próximos passos. Vamos pedir à Alemanha para abrir negociações sobre as indemnizações”.

O Governo polaco argumenta que o país foi a primeira vítima da guerra e nunca foi totalmente compensado pela vizinha Alemanha, que agora é um dos seus principais parceiros na União Europeia.

A versão da Alemanha

Berlim dá o assunto por encerrado e argumenta que a compensação foi paga às nações do Bloco Leste nos anos após a guerra, enquanto os territórios que a Polónia perdeu no leste, quando as fronteiras foram redesenhadas, foram compensados com alguns dos territórios que pertenciam à Alemanha antes da guerra.

Na Alemanha, o responsável do Governo para a cooperação germano-polaca, Dietmar Nietan, disse que a data de início da II Guerra Mundial "continua a ser um dia de culpa e vergonha para a Alemanha", dizendo que se trata do "capítulo mais sombrio" da história do país.

O Governo da Polónia rejeita uma declaração de 1953, feita pelos então líderes comunistas do país, sob pressão da União Soviética, concordando em não fazer mais reivindicações à Alemanha.

Contudo, a posição do Governo não é consensual na Polónia e um deputado da oposição, Grzegorz Schetyna, disse que o relatório é apenas um "jogo na política interna", argumentando que o seu país precisa de construir boas relações com Berlim.