Mundo

Província do sudoeste da China abalada por forte terramoto

Província do sudoeste da China abalada por forte terramoto
STR
Pelo menos sete pessoas morreram

Um forte terramoto registado esta segunda-feira em Sichuan, província do sudoeste da China frequentemente atingida por sismos, matou pelo menos sete pessoas, informou a imprensa estatal do país asiático.

O terramoto de 6,8 graus de magnitude na escala de Richter sacudiu a vila de Luding às 12:52 (hora local, 05:52 em Lisboa), informou a agência noticiosa oficial Xinhua.

USGS HANDOUT

O epicentro ocorreu a uma profundidade de 10 quilómetros, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. Medições preliminares feitas por agências diferentes diferem ligeiramente. Terramotos com pouca profundidade tendem a causar mais danos.

A província de Sichuan, que faz fronteira com o planalto tibetano, onde as placas tectónicas se encontram, é regularmente atingida por terramotos.

Dois sismos em junho causaram pelo menos quatro mortos.

Terramoto mais mortal na China matou quase 90 mil pessoas

O terramoto mais mortal da China nos últimos anos, de magnitude 7,9, ocorreu em 2008, e matou quase 90.000 pessoas, em Sichuan.

O abalo sísmico devastou cidades, escolas e comunidades rurais fora da capital provincial de Chengdu, levando a um esforço de reconstrução com materiais mais resistentes.

O epicentro do terremoto mais recente está numa área montanhosa a cerca de 200 quilómetros a sudoeste de Chengdu.

Últimas Notícias
Mais Vistos