Os retratos oficiais de Barack Obama e Michelle Obama foram apresentados na Casa Branca quase cinco anos depois do antigo Presidente ter deixado o cargo.
Isto porque Donald Trump quebrou a tradição e não convidou o antecessor para a apresentação dos retratos presidenciais.
Agora, cerca de cinco anos depois, Obama e Biden voltaram a reencontrar-se na Casa Branca. Durante o discurso da cerimónia, o antigo Presidente deixou vários elogios à administração de Biden. Já o atual chefe de Estado norte-americano refletiu sobre o legado de Obama.
Durante a presidência de Barack Obama, os dois tornaram-se próximos. Passaram por altos e baixos da vida política e pessoal, incluindo a morte do filho mais velho de Biden, na altura em que era vice-presidente.
Barack Obama e Michelle Obama ficam agora eternizados nas paredes da Casa Branca.
O artista que Barack Obama selecionou para pintar o seu retrato oficial, Robert McCurdy, gosta de apresentar os seus figurantes sem qualquer expressão facial e de pé contra um fundo branco.
“Têm fundos brancos simples, ninguém gesticula, não há adereços porque estamos aqui para contar a história da pessoa que está sentada para o artista".
Barack Obama surge de pé sem expressão contra um fundo branco, enquanto Michelle foi pintada sentada num sofá na Sala Vermelha, a utilizar um vestido formal azul claro. A ex-primeira-dama escolheu a artista Sharon Sprung para o seu retrato.
Os retratos não são parecidos com nenhum outro da coleção onde serão adicionados, quer em termos de estilo, quer em substância.
A pintura de Obama será exposta no Grand Foyer da Casa Branca, a tradicional vitrina de pinturas dos dois presidentes mais recentes.
Já o retrato de Michelle Obama deverá ser colocado ao longo do corredor no térreo da Casa Branca, juntando-se a Barbara Bush, Hillary Clinton e Laura Bush.