Mundo

Liz Truss “já não tem capacidade política" para ser primeira-ministra do Reino Unido

Opinião

Loading...

Ricardo Costa da SIC analisa o momento que se vive na política britânica.

Ricardo Costa da SIC considerou, esta segunda-feira, na Edição da Tarde da SIC Notícias, que Liz Truss “já não tem capacidade política para ser primeira-ministra” do Reino Unido.

“A primeira-ministra já não tem capacidade política para ser primeira-ministra e o novo ministro das Finanças é que é olhado como primeiro-ministro”, afirmou.

Ricardo Costa explicou que “aquilo que se diz nos corredores do Parlamento britânico não é se Liz Truss vai ou não vai ser substituída, mas é quando”.

“Eles sabem que acabaram de substituir Boris Johnson por Liz Truss e, portanto, será sempre muito complexo fazer uma substituição imediata, mas têm uma certeza de que não podem ir para eleições com esta líder”, disse.

No Parlamento britânico discute-se a substituição do ministro das Finanças. Estava prevista a presença da primeira-ministra Liz Truss, mas quem está a responder às perguntas é o líder da Câmara dos Comuns, Penny Mordaunt.

Porque é que não é a primeira-ministra a responder às dúvidas dos deputados?

“Porque não tem condições políticas para enfrentar o Parlamento (...). Ela está liquidada politicamente, pelo menos parece estar. Já vimos muitos renascimentos na política, mas neste caso, é praticamente impossível que Liz Truss (...) tenha capacidade, ou sequer espaço político para poder recuperar”, disse Ricardo Costa.

Últimas Notícias