Mundo

"Uma Mensagem da Ucrânia": livro do Presidente Zelensky chega em breve

"Uma Mensagem da Ucrânia": livro do Presidente Zelensky chega em breve
Anadolu Agency

Todas as receitas provenientes da venda deste livro serão entregues à United24, uma iniciativa para recolher donativos para apoiar a Ucrânia.

O primeiro livro do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reúne uma seleção de discursos que explicam a jornada daquele país desde 2019, em defesa contra a “agressão da Rússia”. A obra será publicada em Portugal a dia cinco de dezembro, mas a pré-venda estará para breve.

A notícia foi avançada pelos vogais, chancela da Penguin Random House Grupo Editorial Portugal, que é quem vai editar. A obra pretende ser um "apelo" do presidente ucraniano ao apoio do mundo e pela defesa da democracia.

"Uma Mensagem da Ucrânia" é o título do livro, que inclui 16 discursos de guerra de Zelensky, que o próprio selecionou de entre mais de mil, "para explicar a jornada da Ucrânia desde 2019", bem como uma introdução, na qual reflete sobre o que tem aprendido sobre si próprio e a Ucrânia desde a invasão do país pela Rússia, em fevereiro deste ano.

"Desde a minha tomada de posse em 2019, já proferi mais de mil discursos pelo mundo. Escolhi os 16 discursos deste livro porque, mais do que quaisquer outros, ajudá-lo-ão a compreender-nos: as nossas aspirações, os nossos princípios e os nossos valores. Acima de tudo, este livro ajudá-lo-á a ouvir a mensagem que queremos dirigir ao mundo: a de que somos um povo livre e independente, e de que lutaremos até o último soldado russo ter deixado o nosso território", descreve Zelensky, citado no comunicado da editora.

Segundo a editora, este livro relata a história da Ucrânia, a história de uma nação em defesa contra a "agressão da Rússia", de um povo que luta pela defesa da democracia, e um "grito de guerra para o mundo se manifestar e lutar pela liberdade".

O prefácio é de Arkady Ostrovsky, editor das secções da Rússia e da Europa de Leste da revista The Economist, que foi convidado pela Penguin Random House para explicar o contexto dos discursos e a sua importância, e que descreve esta como "a maior guerra na Europa desde 1945".

Além de Portugal, o livro será publicado, ainda em 2022 nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Espanha, e em 2023 na Dinamarca, Países Baixos, Noruega, Polónia, República Checa e Finlândia.

Últimas Notícias
Mais Vistos