O gabinete da primeira-ministra britânica, Liz Truss, anuncia que Grant Shapps vai ficar com a pasta do Interior, após a demissão de Suella Braverman esta quarta-feira. Shapps foi ministro dos Transportes durante a governação de Boris Johnson.
Shapps, que apoiou o ex-ministro das Finanças Rishi Sunak nas eleições para a liderança do Partido Conservador, tinha sido afastado por Liz Truss em setembro quando esta sucedeu a Boris Johnson na liderança do executivo britânico, formando um Governo maioritariamente de apoiantes.
O antigo ministro tornou-se desde então um dos deputados conservadores mais críticos da primeira-ministra britânica devido aos cortes fiscais que esta seria forçada a retirar face à turbulência financeira que causou nos mercados.
A ministra do Interior já é a segunda saída do Governo, 43 dias após ter sido nomeada por Liz Truss.
Braverman explicou que enviou a um deputado um documento oficial do seu endereço pessoal, aceitando que esta foi “uma violação técnica das regras”.
O documento, acrescentou, era um rascunho de uma declaração escrita sobre política migratória, cujo conteúdo já era conhecido.
Braverman disse que foi ela que deu conta do erro, vincando que a demissão foi voluntária.
Porém, não deixou de lançar farpas a Liz Truss pelos "tempos conturbados” e pela mudança de estratégia económica.