Mundo

Ativistas atiram tartes a estátua de cera do Rei Carlos III no Madame Tussauds

Ativistas atiram tartes a estátua de cera do Rei Carlos III no Madame Tussauds
Facebook

Depois de Van Gogh, o alvo dos ativistas pelo ambiente foi a estátua de cera do rei Carlos III.

Cerca de uma semana depois de duas ativistas do movimento “Just Stop Oil” terem atirado sopa de tomate contra o quadro “Girassóis” de Vincent Van Gogh, na National Gallery, em Londres, esta segunda-feira o alvo foi o Rei Carlos III, mais concretamente a estátua de cera que está no museu Madame Tussauds, em Londres.

E o vídeo, claro está, já se tornou viral nas redes sociais.

Dois ativistas do grupo ambientalista "Just Stop Oil" atiraram duas tartes à figura de cera do monarca britânico. Na sequência deste protesto, quatro elementos do grupo foram detidos no Museu de Madame Tussauds.

Este episódio não é, porém, caso único. O mesmo aconteceu com o quadro de Van Gogh vandalizado com sopa de tomate, num museu em Londres, e na Alemanha, o movimento inspirou dois ativistas que atiraram puré de batata a um quadro do pintor francês Monet que estava em exposição em Berlim.

O que reivindica o movimento “Just Stop Oil”?

O movimento “Just Stop Oil” quer que o Governo britânico decrete o fim imediato de qualquer novo projeto de petróleo ou gás. O grupo tem chamado atenção, e críticas, por direcionar as suas ações contra obras de arte em museus.

Já em julho, ativistas do "Just Stop Oil" colaram-se na moldura do quadro "A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, na Royal Academy of Arts de Londres, e no quadro "The Hay Wain", de John Constable, na National Gallery.

Os ativistas ambientais também bloquearam pontes e ruas em Londres durante duas semanas de protestos.

A onda de manifestações ocorre quando o Governo britânico abre uma nova ronda de licenciamento para a exploração de petróleo e gás no Mar do Norte, apesar das críticas de ambientalistas e cientistas que dizem que a medida prejudica o compromisso do país com o combate às mudanças climáticas.

Últimas Notícias
Mais Vistos