Mundo

Biden alerta que se Republicanos não vencerem eleições intercalares vão alegar fraude eleitoral

O Presidente dos EUA lembrou o ataque ao Capitólio e alertou para o aumento da violência política.

Biden alerta que se Republicanos não vencerem eleições intercalares vão alegar fraude eleitoral
Susan Walsh

No último dia da campanha para as eleições intercalares, Joe Biden disse que há apenas duas hipóteses para os republicanos: ou a vitória ou a acusação de fraude eleitoral. Num comício no estado de Maryland, o Presidente norte-americano garantiu que as eleições intercalares são decisivas para a democracia no país.

“Hoje enfrentamos um ponto de inflexão, um daqueles momentos que acontece a cada três ou quatro gerações. Sabemos que a democracia está em risco e sabemos que este é o momento de a vossa geração a defender, de a preservar, de a escolher”, afirma o Presidente, sublinhando que “o poder da América reside nas mãos do povo”.

Loading...

Lembrou também o ataque ao Capitólio, na sequência das eleições Presidenciais em que Donald Trump perdeu. Biden questionou as declarações de Trump sobre a segurança pública.

“Ele está preocupado com a segurança pública? Como disse na semana passada, a democracia está em votação. A violência política e a intimidação estão a aumentar na América. Lembram-se do dia 6 de janeiro, da multidão furiosa que invadiu o Capitólio, que atacou agentes da autoridade, que perseguiu representantes eleitos, que montou uma forca para enforcar o vice-presidente Pence”, disse ainda Biden.

Biden alertou ainda que, “nesta eleição, para quem não aceita, só há dois resultados possíveis: ou ganham ou foram enganados”.