Mundo

México lança plataforma online para rastrear importação de químicos para produção de drogas sintéticas

Os precursores químicos de "duplo uso" costumam ser utilizados na produção de drogas sintéticas, como metanfetamina e fentanil.

México lança plataforma online para rastrear importação de químicos para produção de drogas sintéticas

O Governo mexicano lançou hoje uma plataforma online para rastrear a importação e o consumo de precursores químicos de "duplo uso" que costumam ser utilizados na produção de drogas sintéticas, como metanfetamina e fentanil.

O novo sistema foi projetado juntamente com a Marinha mexicana, que recebeu o controlo da inspeção alfandegária nos portos do país.

O México fez uma lista de 72 produtos químicos que requerem permissões especiais, como os precursores piperidona e P2P e as substâncias ácido acético e iodo.

O líder da agência reguladora de medicamentos e saúde do México (COFEPRIS), Alejandro Svarch, disse que o novo sistema vai permitir que as remessas sejam rastreadas, após citar "atos de corrupção e uso indevido de substâncias", durante anos, naquele organismo.

Todavia, não é claro se a nova plataforma poderá deter os cartéis mexicanos, que construíram laboratórios em escala industrial para produzir metanfetamina e fentanil.

O México é o maior fornecedor dessas drogas para o mercado norte-americano e várias empresas mexicanas perderam remessas de produtos químicos como efedrina, benzeno ou cloreto de amónio por roubo ou por venda a empresas-fantasma usadas por cartéis de drogas.