Mundo

EUA já abateram balão chinês no Atlântico

A descoberta deste balão chinês provocou tensões entre os EUA e a China.

EUA já abateram balão chinês no Atlântico
ALLISON JOYCE

As forças armadas norte-americanas conseguiram abater o balão chinês no Oceano Atlântico este sábado. Isto acontece num dia em que foi detetado um segundo dirigível, desta vez na América Latina, que se acredita esteja a fazer espionagem.

Foram visto jatos militares a voarem nas proximidades e navios posicionados na água para montar a operação de recuperação. As autoridades militares procuram agora recolher os destroços para investigarem o caso.

Biden deu ordens ao Pentágono para abater balão chinês

O Presidente Joe Biden disse que na quarta-feira, quando foi informado sobre um balão chinês a pairar sobre os EUA, ordenou o abate ao Pentágono, “o mais depressa possível”.

“Decidiram que a melhor altura para o fazer seria quando estivesse a sobrevoar água no limite de 20 quilómetros. Foi abatido com sucesso”

O Presidente Joe Biden tinha alertado este sábado que os EUA “iriam tratar do assunto”.

A administração federal de Aviação dos EUA terão bloqueado temporariamente voos civis num raio de 100 milhas sobre o Oceano Atlântico e à volta da costa da Carolina do Sul.

A descoberta deste balão chinês provocou tensões entre os EUA e a China, o que levou a que o chefe da diplomacia norte-americano, Antony Blinken, a adiar a viagem a Pequim.