Os EUA podem ter usado um míssil Sidewinder que custou 439.000 dólares, o equivalente a 410.83 euros, para abater um objeto não identificado, que seria um balão no valor de cerca de 12 dólares (11,23 euros).
Foi um dos vários objetos não identificados a ser abatido pelos EUA nas últimas duas semanas, por violar o espaço aéreo. Dias antes, um balão chinês tinha sido também abatido depois de sobrevoar locais militares sensíveis na costa atlântica dos EUA.
Agora, um grupo de amadores que lança balões por hobby, do estado de Illinois, nos EUA, diz que um dos objetos abatidos pelas tropas norte-americanas pode ser um dos seus balões. A Northern Illinois Bottlecap Balloon Brigade, em funcionamento desde junho de 2021, refere que um dos balões, cujo valor será de 12 dólares, desapareceu no Alasca no dia 11 de fevereiro, no 124.º dia da sua viagem, avança o The Guardian. Nesse mesmo dia, os EUA abateram um objeto não identificado, perto do território do Yukon, no Canadá, vizinho do Alasca.
Se se confirmar, os EUA terão usado um míssil, que custou 439.000 dólares (410.83 euros) para abater um balão de 12 dólares (11,23 euros).
Entretanto, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, garantiu que irá "derrubar" qualquer objeto aéreo que ameace a segurança do país.
Objetos não identificados nos EUA
Nas últimas semanas, os EUA abateram pelo menos quatro objetos, um dos quais identificado como "balão-espião" chinês. Além deste, até agora, pouco se sabe sobre os restantes objetos. As autoridades norte-americanas não divulgaram informações sobre a origem. A Casa Branca limitou-se apenas a garantir que os objetos que sobrevoaram o Canadá e o Alasca são diferentes e menores que o balão chinês.
Foram todos abatidos por mísseis Sidewinder.
O primeiro a ser abatido foi identificado pelos EUA como um "balão-espião" chinês. No entanto, Pequim negou esta versão. O segundo a ser destruído sobrevoava os céus do Alasca. Foram depois abatidos mais dois objetos: um deles na região de Yukon, no Canadá, numa operação conjunta entre os EUA e o Canadá; e o outro abatido sobre o Lago Huron, no estado do Michigan.