Pelo menos sete pessoas morreram e outras oito ficaram feridas num tiroteio num centro de Testemunhas de Jeová, no distrito de Gross Borstel, a norte de Hamburgo, a segunda maior cidade da Alemanha.
Inicialmente, a Reuters dava conta de “suspeitos em fuga”, mas, entretanto, as autoridades dizem acreditar que o atirador está entre as vítimas mortais. Desconhecem-se, no entanto, as motivações do crime.
“A polícia entrou no edifício muito rapidamente e encontrou várias vítimas (…). Os agentes ouviram um tiro no andar superior e quando se deslocaram até lá, encontraram mais uma vítima mortal”, afirmou o porta-voz da polícia.
As autoridades montaram, de imediato, um perímetro de segurança. Bloquearam várias ruas e pediram para que os residentes permanecessem em casa. Os disparos ocorreram ao inicio da noite, numa sala onde estaria a decorrer uma celebração. Quase 20 pessoas saíram ilesas do edifício.
"Por volta das 21:00 (20:00 em Lisboa), um ou mais desconhecidos atiraram contra pessoas numa igreja", referiu o gabinete federal da Proteção Civil.
As autoridades apelam aos residentes que permaneçam em casa e à restante população que evite a área. O Ministério do Interior emitiu um alerta de perigo extremo.
No Twitter, o autarca de Hamburgo - Peter Tschentscher - expressou condolências às famílias das vítimas e garantiu que as forças de segurança estão a trabalhar a toda a velocidade para identificar o autor do tiroteio e as motivações do mesmo.
[Última atualização às 00:23 do dia 10 de março de 2023]