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TikTok, a rede chinesa que soma milhões de utilizadores e polémicas

TikTok, a rede chinesa que soma milhões de utilizadores e polémicas

O TikTok tem dado que falar nas últimas semanas, com vários países a limitarem a sua utilização, mas a polémica (que não é única) já é antiga.

A aplicação TikTok tem somado, ao longo dos últimos anos, milhões de utilizadores, mas também muitas polémicas, como por exemplo a suspeita de ser utilizado como ferramenta de espionagem e desinformação a favor da China.

É sobretudo por isso que, nas últimas semanas, vários países têm tentado limitar a sua utilização.

Sob pressão

O TikTok foi banido pela primeira vez na Índia em 2020, após confrontos mortais na fronteira do país com a China.

No mesmo ano, durante o mandato de Donald Trump, os Estados Unidos anunciaram também a intenção de bloquear a aplicação, acusando o TikTok de espionagem a favor da China.

Após um artigo no site BuzzFeed, a rede social admitiu que os funcionários na China tinham tido acesso a dados dos utilizadores norte-americanos, mas recusou tê-los transmitido ao Partido Comunista Chinês.

Numa tentativa de tranquilizar os utilizadores, a empresa prometeu aos norte-americanos e europeus que irá armazenar os dados no seu território, através de parceiros locais. Mas o Governo norte-americano e a Comissão Europeia, já em 2023, proibiram a utilização do TikTok nos dispositivos de trabalho dos seus funcionários.

Washington está agora a pressionar para conseguir uma proibição mais ampla, fazendo eco de uma ameaça de Donald Trump em 2020. Apesar de todas estas medidas, nada travou a ascensão recente do TikTok.

Mil milhões de utilizadores

A plataforma tem agora mais de mil milhões de utilizadores ativos em todo o mundo, incluindo 125 milhões na União Europeia. É a sexta plataforma social mais popular, segundo o último relatório do We Are Social, publicado em janeiro.

É, igualmente, a plataforma com crescimento mais rápido, especialmente entre os mais jovens. Em 2023, os utilizadores do Android utilizaram-no durante uma média de 23 horas e 28 minutos por mês.

Um algoritmo opaco

O TikTok tem atraído muitos influencers devido à possibilidade de edição de vídeo, aos filtros e ao poder do algoritmo. Estes tiktokers conseguiram atrair muitas marcas para as suas contas, mas o algoritmo do TikTok continua a ser totalmente opaco.

Em janeiro, a revista Forbes revelou que os empregados da aplicação TikTok e Bytedance (a empresa mãe) utilizavam regularmente um botão para aumentar o número de visualizações de determinados conteúdos.

De acordo com o TikTok, que recentemente anunciou uma funcionalidade para explicar porque é proposto um vídeo em detrimento de outro, a promoção manual apenas diz respeito a uma pequena parte das recomendações.

Desinformação

A aplicação, tal como outras redes sociais, enfrenta o desafio da moderação de conteúdos. E é regularmente acusada de acolher numerosos vídeos de desinformação, desafios perigosos e imagens com conotações sexuais, apesar de proibir a nudez.

Finalmente, a ferramenta NewsGuard, que avalia a credibilidade de notícias, concluiu, em setembro de 2022, que 20% dos vídeos que circulavam no TikTok sobre a invasão russa da Ucrânia, tiroteios escolares nos EUA e vacinas para a covid-19 eram falsos ou enganosos.