Pela primeira vez, Londres celebra o mês sagrado do Ramadão com iluminação pública. O West End, o famoso distrito dos teatros, iluminou-se na terça-feira com 30.000 luzes para marcar o início deste importante pilar do Islão.
As luzes foram ligadas ao final do dia de terça-feira, 21 de março, pelo autarca de Londres, Sadiq Khan, um dos 1,3 milhões de muçulmanos em Londres que celebram o Ramadão. A Coventry Street, que liga Leicester Square a Piccadilly Circus, está iluminada com estrelas e luas e a frase "Happy Ramadan" - "Feliz Ramadão".
A exibição foi organizada por Ayshea Desai, inspirada pelas luzes de Natal, como contou à BBC.
"Queria que fosse como as luzes de Natal. Lembro-me ver as luzes de Natal com a minha irmã quando era criança e também tive a oportunidade de morar no Médio Oriente e queria trazer essa alegria e magia para Londres, a cidade onde nasci."
"É um mês tão importante para os muçulmanos. Eu queria mostrar que este é um mês muito importante para nós, é o meu mês favorito do ano e estou muito grata por estarmos aqui hoje."
O que é o Ramadão e quando acontece?
Milhões de muçulmanos em todo o mundo preparam-se para comemorar o Ramadão, um dos meses mais sagrados do calendário islâmico. O início e o fim do mês são determinados pela Lua.
Ramadão é o nome árabe para o nono mês do calendário islâmico que segue o calendário lunar de 12 meses. Todos os meses começam com a Lua nova e duram 29 ou 30 dias.
O mês do Ramadão é marcado por um período de jejum (sawn), considerado um dos Cinco Pilares do Islão, os cinco princípios que os muçulmanos acreditam ser atos obrigatórios ordenados por Deus. Os outros pilares são a fé (Shahada), a oração (Salah), a caridade (Zakat) e a peregrinação à cidade sagrada de Meca (Hajj).
Ditames de Maomé e da Lua
Os muçulmanos acreditam que alguns dos primeiros versos do livro sagrado islâmico, o Corão, foram revelados ao profeta Maomé durante o mês do Ramadão.
O Ramadão acontece em data diferente todos os anos, consoante os ciclos da Lua.
Em 2023, o Ramadão começa esta noite de quarta-feira, 22 de março, e terminará na noite de sexta-feira, 21 de abril.
Se quiser desejar felicidades a alguém pode dizer "Ramadan Mubarak", que significa "Bem-aventurado Ramadão", ou "Ramadan Kareem", que deseja "Generoso Ramadão".
O que significa o jejum?
Durante o Ramadão, os crentes têm de se abster de beber, comer, fumar e ter relações sexuais, desde o amanhecer (assim que se consegue "distinguir um fio branco de um fio preto", diz o Corão) até o pôr do sol.
Mas o jejum deve ser apenas observado por pessoas que estejam de boa saúde e alguns muçulmanos não deverão fazê-lo:
- Aqueles que estão doentes e cuja saúde será afetada pelo jejum
- Crianças que não atingiram a puberdade - embora algumas comecem a praticar o jejum antes disso
- Mulheres grávidas, que acabaram de dar à luz e lactantes
- Mulheres menstruadas
- Viajantes
Poderão mais tarde compensar, com jejum feito posteriormente ou com doações aos pobres e necessitados.
É o período em que são feitas as grandes doações para mesquitas e salas de oração. Os muçulmanos são convidados a dar esmolas aos pobres, o zakât el-Fitr, cujo valor é reavaliado todos os anos.
O Ramadão terminará com o Eid al-Fitr, a festa da quebra do jejum, que este ano ocorrerá na noite de sexta-feira, 21 de abril e, tal como no início do Ramadão, o fim começa com o primeiro avistamento da Lua nova.