Mundo

Protesto em França torna-se violento e gera confrontos com a polícia

Milhares de manifestantes protestam contra a construção de um reservatório de água artificial para rega no distrito rural de Sainte-Soline, em França.

Loading...

Um protesto em França contra a construção de um reservatório de água artificial para rega tornou-se violento. Os manifestantes e a polícia entraram em confronto no distrito rural de Sainte-Soline.

Milhares de manifestantes concentraram-se no mesmo local onde, em outubro do ano passado, um protesto semelhante fez vários feridos. Este sábado, pelo menos dois carros da polícia foram incendiados e as autoridades responderam com canhões de água e gás lacrimogéneo.

Pelo menos 31 pessoas ficaram feridas, duas com gravidade, nos confrontos que envolveram de um lado 3.200 agentes da polícia e, do outro, cerca de 6.000 manifestantes.

Os manifestantes usaram fogo de artifício contra os agentes policiais, que responderam com gás lacrimogéneo e granadas de atordoamento.

Várias armas foram apreendidas numa manifestação não autorizada.

O protesto, organizado por associações ambientais, está contra a criação de bacias artificiais de água apenas para o setor agroindustrial.

O país vive um momento de convulsão social, relacionada com a aprovação por decreto presidencial e sem recurso à Assembleia Nacional, da lei que aumenta a idade mínima da reforma dos 62 para os 64 anos.