O Reino Unido vai proibir o uso de óxido nitroso, conhecido por "gás hilariante", como parte de um plano de "tolerância zero" contra o comportamento anti-social, anunciou o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak.
O óxido nitroso, que pode ser usado para fins terapêuticos e para cozinhar, tornou-se popular nos últimos anos como uma droga popular em contexto recreativo, sobretudo entre os jovens.
O consumo do “gás hilariante” é uma preocupação crescente na Europa por haver riscos e danos associados devido ao facto de ser “fácil de obter, barato e popular entre os jovens”, segundo um relatório divulgado pelo Observatório Europeu das Drogas e da Toxicodependência.
"Já existe uma proibição de venda para uso [como droga] psicoativa, mas claramente não está a funcionar", afirmou esta segunda-feira, Sunak, propondo mais restrições no acesso a este produto.
Segundo o instituto nacional de estatísticas britânico (ONS na sigla inglesa), este gás é a terceira substância psicoativa mais usada por jovens entre 16 e 24 anos, depois da canábis.
Além da alteração no comportamento e efeito nocivo na saúde, as botijas e os balões usados para a inalação também se tornaram num problema de lixo em espaços públicos no país.
A medida faz parte de um plano mais amplo que inclui "justiça imediata", com penas aplicadas em dias para responsáveis por atos de vandalismo, "graffiti" ou deposição ilegal de resíduos.
O Executivo pretende também facilitar a senhorios despejarem inquilinos devido a comportamento anti-social e dar à polícia poderes para fazer frente a grupos organizados de mendigos.
"Estes não são crimes menores. Eles perturbam a vida quotidiana das pessoas, prejudicam o comércio e corroem a sensação de segurança e comunidade", vincou Sunak num comunicado.
O governo Conservador tem multiplicado nas últimas semanas o anúncio de políticas sobre segurança e imigração perante as críticas sobre este tema do Partido Trabalhista, que lidera as sondagens na aproximação às eleições locais de maio.
Assim sendo, o primeiro-ministro britânico recorreu à rede social Twitter para anunciar as medidas de combate ao comportamento anti-social: