Mundo

Protestos contra aumento da reforma em França sem “fim à vista”

Em França, onde decorre mais um dia de grandes manifestações contra a reforma do sistema de pensões, há protestos violentos em vários pontos do país. O correspondente da SIC em Paris, Guilherme Monteiro, e revela que “não há fim à vista para este conflito”.

Manifestantes bloqueiam Estação de comboios em Paris.
Loading...

Esta terça-feira está a ser marcada por mais um dia de greve e protestos em França. Trabalhadores com sinalizadores acesos invadiram e bloquearam uma das principais estações ferroviárias de Paris.

Já há pelo menos 27 detidos em Paris e 5 mil agentes mobilizados na capital francesa. O correspondente da SIC conta que as autoridades estão a tentar dispersar a multidão, atirando granadas de gás lacrimogéneo, no entanto, os atos de vandalismo permanecem.

Comparado com a quinta-feira passada, esta terça-feira foi “muito mais calma”, contudo um hipermercado já foi destruído, com martelos, os manifestantes acabaram com a fachada de uma seguradora que “ficou complemente partida”, e também “têm tentando destruir as agências bancárias”, descreve Guilherme Monteiro.

“Temos aqui uma espécie de diálogo de surdos em França, nem Governo nem sindicados acabam por falar e não se sabe como Macron vai conseguir pacificar o país”, descreve o correspondente da SIC.

Foi convocada uma nova mobilização para o dia 6 de abril, de acordo com o Le Parisien. Já a greve dos trabalhadores da recolha do lixo vai terminar esta quarta-feira.