“Como prometi”, escreveu o dono do Twitter, Elon Musk, num tweet partilhado esta segunda-feira e no qual brinca com a possibilidade de trocar o pássaro azul da rede social por um cão Doge. E, sem explicação até ao momento, foi isso que aconteceu. Se tiver conta no Twitter repare no canto superior esquerdo, não vê o pássaro pois não?
Nas redes sociais, a primeira teoria lançada sobre a mudança apontava para o Dia das Mentiras, que se assinalou no passado sábado. A verdade, é que a troca foi posterior ao dia 1 de abril.
Outra teoria é de estarmos apenas perante uma brincadeira de Musk, que há uns anos foi desafiado a comprar o Twitter - o que aconteceu mais tarde - e a mudar o logótipo para um cão Doge. E porquê? É a imagem da criptomoeda dogecoin, muito defendida pelo empresário desde meados de 2020.
Mas há mais teorias e até mais sólidas. A mudança acontece depois de Musk solicitar a anulação de um processo no qual é acusado de valorizar o preço da criptomoeda dogecoin nos EUA. A queixa pressupõe uma indemnização de 258 mil milhões de dólares (cerca de 246 mil milhões de euros), o triplo do valor de mercado perdido pela dogecoin no último ano.
Em causa está o facto de Musk ter promovido a criptomoeda mesmo sabendo que não tinha valor. Os mesmo investidores lesados acusam Musk de ter contribuído para a queda da dogecoin quando no programa “Saturday Night Live” da NBC se referiu a ela como “uma vigarice”.
"Não é ilegal tweetar mensagens de apoio ou imagens engraçadas sobre uma criptomoeda legítima que continua a deter um valor de mercado de quase 10 mil milhões de dólares norte-americanos (9 mil milhões de euros)”, alega a defesa de Musk.
Comentários e tweets à par, a verdade é que só com esta mudança no Twitter, a dogecoin valorizou mais de 30% em menos de uma hora.
A quarta, e última teoria que está a circular, é a de que a mudança é um sinal de que os pagamentos com dogecoin possam estar a chegar à rede social. Isso mesmo sugeriu recentemente Elon Musk.
O que ainda ninguém “teorizou” é sobre o facto de na aplicação do Twitter, o pássaro azul não ter sido trocado. Pelo menos, para já.