Um raro eclipse solar híbrido atravessou regiões da Austrália, Indonésia e Timor-Leste. Em Exmouth, na Austrália Ocidental, foi possível ver o eclipse total.
O eclipse solar híbrido combina um eclipse anular visto de alguns pontos da terra e um eclipse total a partir de outros.
Começando como um eclipse anular e terminando como total, o híbrido ocorre porque a sombra da lua não toca a superfície curva da Terra nos extremos, ou seja, nascer e pôr do sol.
O que o torna particularmente raro é o alcance, extremamente estreito, da sombra da lua para atingir a Terra, que fica milimetricamente posicionada para que ambos os eclipses ocorram durante o mesmo evento.
O momento de totalidade permite ver as chamadas 'contas de Baily', ou o efeito de anel de diamante, assim conhecidas por terem sido registadas pela primeira vez pelo astrónomo inglês Francis Baily.
Trata-se dos efeitos dos últimos raios de luz solar que podem ser vistos a fluir através dos vales da lua pouco antes da totalidade e no final do processo.