Mundo

Deputado propõe que "Bella Ciao" se torne o hino do Dia da Libertação em Itália

Um homem com a bandeira italiana na janela enquanto os vizinhos cantam 'Bella Ciao' para comemorar o 75º aniversário do Dia da Liberdade em Itália.
Um homem com a bandeira italiana na janela enquanto os vizinhos cantam 'Bella Ciao' para comemorar o 75º aniversário do Dia da Liberdade em Itália.
MOURAD BALTI TOUATI

Um deputado de centro-esquerda do Partido Democrático (PD), Stefano Vaccari, apresentou nesta segunda-feira um projeto de lei para tornar a canção "Bella Ciao" o hino oficial do Dia da Libertação em Itália.

Esta terça-feira, 25 de abril, é celebrada a libertação da ditadura fascista de Benito Mussolini e da ocupação nazi em Itália.

Stefano Vaccari disse esperar que o projeto de lei faça da popular canção da Resistência o hino do Dia da Libertação a partir do próximo ano.

"Bella Ciao", canção folclórica do final do século XIX, era originalmente cantada pelos trabalhadores da mondina, em protesto contra as duras condições de trabalho nos arrozais do norte de Itália.

Terá sido modificada e adotada como hino do movimento de resistência italiano pelos partisans que se opunham ao nazismo e ao fascismo, e que lutaram contra as forças de ocupação da Alemanha nazi, aliadas da República Social Italiana (RSI) fascista e colaboracionista entre 1943 e 1945, durante a Guerra Civil em Itália.

As versões de "Bella Ciao" continuam a ser cantadas em todo o mundo como um hino de liberdade e resistência.