Um rasto de luzes está a ser avistado no céu da Península Ibérica, esta quinta-feira à noite. Os espanhóis recorrem às redes sociais para denunciar este estranho fenómeno percetível a olho nu e procurar explicações. Alguns internautas chamam de “pontos brilhantes”, “OVNI” e “nave mistério”. Acontece que não se trata de um mistério, mas sim da SpaceX.
O vídeo que se segue, captado por Michael Vilaça, demonstra o rasto de luzes em Faro.
O lançamento de satélites da Starlink, da empresa aeroespacial SpaceX, para a órbita da terra foi confundido por um espetáculo de luzes no céu noturno.
Uma “constelação” de satélites
A SpaceX lançou esta quinta-feira um aglomerado de satélites da internet Starlink. Foram enviados 56 satélites Starlink para a órbita baixa da Terra, a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Florida.
Para celebrar o momento, o dono da SpaceX, Elon Musk, deixou uma mensagem no Twitter: “May the 4th be with you”, brincando com a expressão “May the force be with you” (que a Força esteja contigo), do Star Wars.
Os satélites Starlink criaram uma “mega constelação” em órbita.
Qual o propósito?
O intuito deste lançamento em massa é oferecer sinal de internet de banda larga de alta velocidade e conectividade para o mundo inteiro a baixo custo.