Um meteorito atingiu o telhado de uma casa no centro de Nova Jérsia, nos EUA, e acabou por cair num piso de madeira da residência, anunciaram os especialistas esta quinta-feira.
A família, que vive na pacata cidade de Hopewell, foi apanhada de surpresa por um objeto metálico, negro, do tamanho de uma batata, que queimava. Os especialistas conseguiram provar esta quinta-feira que o objeto era, de facto, um meteorito.
O acontecimento raro foi relatado pela polícia municipal na segunda-feira, que deu conta de que ninguém tinha ficado ferido e não se verificaram danos graves à residência.
Os cientistas da Universidade de Nova Jérsia determinaram que o objeto tem cerca de 10 centímetros por 15 centímetros, com um formato alongado e metálico. Quanto ao peso, não chega a um quilograma. Trata-se de um condrito, isto é, meteorito rochoso que não foi modificado devido à fusão ou diferenciação do corpo de origem.
Um membro da família disse que, inicialmente, pensaram que alguém tinha lançado uma pedra contra a residência, mas logo se aperceberam que não era esse o caso.
A Associated Press adianta que a família estava em casa na altura do incidente e, por isso, foram testados para verificar se estiveram em contacto com algum tipo de material radioativo, mas os resultados foram negativos.
A equipa de cientistas recorreu a um exame visual, fizeram medições de densidade e analisaram imagens de microscópico eletrónico.
O incidente pode estar relacionado com a chuva de meteoros Eta Aquarídeos, formada por fragmentos do Cometa Halley. O meteorito que caiu na casa pode ser um pedaço deste corpo celeste.