Um dia após o fim das restrições pandémicas nas fronteiras dos EUA, o número de entradas ilegais não disparou como chegou a ser previsto pelas autoridades norte-americanas. O Presidente Joe Biden admite que as próximas semanas vão ser caóticas junto à fronteira.
As autoridades norte-americanas estimavam um aumento no fluxo de entradas ilegais de 6.000 para 13.000 por dia, mas os números apontam para 10.000.
Multiplicam-se as histórias de quem perdeu tudo e não desiste de tentar chegar ao El Dorado, do outro lado da fronteira.
O Presidente norte-americano admitiu que as próximas semanas vão ser caóticas. As autoridades lembram que está em vigor a anterior regulamentação de imigração denominada Título 8 e que as fronteiras não estão abertas.
Muitos dos candidatos a asilo podem perder esse direito durante cinco anos se forem apanhados a passar a fronteira ilegalmente. Trata-se de uma medida que, segundo algumas organizações de direitos humanos, viola leis americanas e internacionais.
Processos judiciais decorrem nos tribunais dos estados de fronteira para impedir a entrada em vigor da legislação ao mesmo tempo que os congressistas republicanos e democratas ameaçam não chegar a acordo quanto a novas medidas a tomar para lidar com uma potencial nova crise migratória.