Mundo

Abramovich desviou mais de 870 milhões de euros para paraísos fiscais

O desvio de dinheiro para contas em paraísos fiscais terá acontecido semanas antes da invasão da Ucrânia. Ainda assim, Abramovich terá conseguido escapar às sanções impostas às pessoas mais ricas da Rússia.

Abramovich desviou mais de 870 milhões de euros para paraísos fiscais
Martin Meissner

O oligarca russo Roman Abramovich desviou mais de 870 milhões de euros para onze contas em paraísos fiscais. A informação foi confirmada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido.

De acordo com o jornal Público, o desvio de centenas de milhões de euros terá acontecido semanas antes da invasão da Ucrânia.

Ainda assim, o milionário russo terá conseguido escapar às sanções impostas às pessoas mais ricas da Rússia. As penas implicavam o congelamento de bens e sanções em serviços fiduciários.

Há dois anos, Roman Abramovich conseguiu obter a nacionalidade portuguesa. Em causa esteve um processo de naturalização por ser descendente de Judeus Sefarditas.

O processo está a ser investigado pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal. Até ao momento, ainda não são conhecidos os resultados.