Mundo

Inundações em Itália fazem pelo menos três mortos

Várias pessoas estão desaparecidas e milhares tiveram de ser resgatadas devido às inundações causadas pelas chuvas torrenciais que afetaram várias cidades do nordeste de Itália.

Inundações em Itália.
Inundações em Itália.
VIGILI DEL FUOCO / Reuters

As chuvas fortes no nordeste de Itália provocaram, nas últimas horas, pelo menos três mortes, vários desaparecimentos e milhares de pessoas tiveram de ser socorridas devido às inundações.

As inundações foram causadas pela subida do nível das águas dos rios, que acabaram por transbordar devido às chuvas torrenciais em Cesena, Faenza e Riccione, deixando as cidades totalmente alagadas.

Segundo as autoridades locais, quase cinco mil pessoas foram resgatadas e transferidas para alguns centros desportivos.

As autoridades vão continuar a retirar pessoas que estão refugiadas nos pisos superiores ou nos telhados dos edifícios. Escolas e outras atividades permanecem encerradas e o tráfego ferroviário regional está interrompido.

O presidente da Câmara de Cesena, Enzo Lattuca, em comunicado nas redes sociais, referiu que os rios ainda estão a transbordar e lembrou os cidadãos "da recomendação de ficar longe dos cursos de água e caves".

O alarme também foi lançado em Bolonha, onde o município alertou para a possibilidade de inundações nas ruas adjacentes ao rio Ravone. Em Imola, o Autódromo Enzo e Dino Ferrari teve de ser evacuado.