Foi a 31 de Janeiro de 2020 que o Reino Unido saiu oficialmente da União Europeia. Mas, três anos depois, os britânicos parecem estar a mudar de ideias.
Uma sondagem publicada esta semana dá conta de que só 9% dos britânicos considera que o Brexit tem sido um sucesso. Já 62% diz que tem sido um fracasso, 20% defende que não tem sido uma coisa nem outra e outros 9% não têm a certeza.
Sem surpresa, entre quem votou pela permanência, 89% diz que tudo está a correr mal. Mas é entre quem votou pela saída da União Europeia que se regista um recorde de arrependidos. Prova disso são os 22% que dizem agora que foi a decisão errada.
O líder da oposição diz que se vencer as eleições vai renegociar o acordo com Bruxelas. Mas Keir Starmer garante que não quer regressar ao grupo.
Se à saída do Reino Unido da União Europeia se decidiu chamar Brexit, o sentimento de arrependimento, foi batizado de “Regrexit”. Algo muito alimentado pela crise do custo de vida que afeta milhões de britânicos e por muitos terem já percebido que, o “El Dorado” que lhes foi prometido afinal não tem brilho nenhum.