Mundo

Eleições na Turquia: segunda volta marcada para domingo

O atual Presidente, que conta agora com o apoio do terceiro candidato, deverá manter-se no cargo. O adversário de Erdogan terá agora o desafio de, pelo menos, manter a votação da primeira volta, como explica o correspondente da SIC na Turquia

Eleições na Turquia: segunda volta marcada para domingo
Francisco Seco

A segunda volta das eleições presidenciais na Turquia está marcada para este domingo.

O atual Presidente, Recep Tayyip Erdogan, deverá manter-se no cargo, depois de ter ficado muito perto da vitória na primeira volta, com 49,5% dos votos.

Loading...

Nas últimas semanas, tanto Erdogan, como o adversário, o social-democrata Kemal Kiliçdaroglu, têm apelado ao voto nacionalista ao falar, principalmente da questão dos refugiados.

O atual Presidente turco conta agora com o apoio do candidato que ficou de fora na primeira volta. O nacionalista Sinan Ogan, o terceiro mais votado, manifestou esta semana o seu apoio a Erdogan, depois de ter recebido 5,17% da votação no passado dia 14 de maio.

Kiliçdaroglu recebeu o apoio do líder do Partido da Vitória, Umit Ozdag. Com uma forte retórica anti-imigração, o partido de Ozdag, aliado ao Partido da Justiça, obteve pouco mais de 2% dos votos nas eleições legislativas realizadas a 14 deste mês, em simultâneo com a primeira volta das presidenciais.

O adversário de Erdogan terá agora o desafio de, pelo menos, manter a votação da primeira volta, como explica o correspondente da SIC na Turquia, José Pedro Tavares.

Loading...