Mundo

Twitter abandona código contra desinformação, Bruxelas avisa que obrigações se mantêm

O código de boas práticas, que foi lançado em 2018, tem como objetivo impedir que aqueles que divulgam informações falsas recebam receitas publicitárias.

Twitter abandona código contra desinformação, Bruxelas avisa que obrigações se mantêm
Mary Altaffer

O Twitter decidiu abandonar o código de conduta da União Europeia contra a desinformação online, mas Bruxelas já avisou que as obrigações da empresa se mantêm inalteradas, avançou o comissário Thierry Breton.

"Podes correr, mas não te podes esconder. Além das promessas voluntárias, o combate à desinformação será uma obrigação legal, presente na lei de serviços digitais de 25 de agosto. As nossas equipas estão prontas para fazer cumprir a lei", assinalou o comissário europeu para o mercado interno e indústria, através de uma mensagem publicada nas suas redes sociais.

O código de boas práticas, que foi lançado em 2018 e conta com cerca de 30 signatários, como a Meta, o Google e o TikTok, tem por objetivo impedir que aqueles que divulgam informações falsas recebam receitas publicitárias.

Desde a compra do Twitter por Elon Musk, em outubro de 2022, a empresa deixou de alertar os seus utilizadores para a divulgação de informações potencialmente falsas sobre a covid-19 e mudou a funcionalidade da "marca de verificação azul", que certificava a autenticidade de perfis com interesse público.