Mundo

GNR resgata mais de 150 migrantes ao largo de Itália

O alerta foi dado no sábado pelas autoridades italianas durante uma ação de patrulhamento. Em causa estava um barco de pesca com mais de uma centena de pessoas a bordo.

Loading...

A GNR resgatou este sábado 151 migrantes ao largo da costa de Crotone, no sul de Itália. O resgate foi feito com recurso à lancha de patrulhamento “Bojador”, no âmbito da operação conjunta “THEMIS 2023”, numa ação que durou mais de 29 horas.

Em comunicado divulgado pela Guarda Nacional Republicana, esta força policial revela que recebeu uma alerta pelas 00:50 para o deslocamento “de uma embarcação de pesca suspeita de transportar migrantes a bordo”.

Mais tarde, pelas 13:35, foi percetível que a embarcação se dirigia para Itália e que seguiam a bordo mais de uma centena de pessoas. A lancha “Bojador” foi chamada a intervir de forma a vigiar o barco enquanto uma embarcação da Guarda Costiera chegava ao alcance dos migrantes.

Operação terminou na madrugada de domingo

Pelas 16:00 a operação de busca e salvamento chegou ao fim com a transferência da totalidade dos migrantes, para bordo da embarcação portuguesa. Foram contabilizadas 151 pessoas, entre as quais se encontravam 35 crianças.

Posteriormente, os migrantes foram transportados para o porto de Crotone, dando-se a operação por concluída já na madrugada de domingo, informou a GNR.