Podemos confiar nos prémios que são atribuídos aos vinhos? É isso que um programa televisivo belga quis descobrir com uma experiência muito simples: fazer com que o pior vinho do supermercado vencesse um concurso internacional e, contra todas as probabilidades, ele realmente ganhou.
O sommelier organizou uma degustação para encontrar o pior vinho que pudesse encontrar e designou como vencedor uma mistura de diferentes vinhos europeus vendidos por 2,50€, num supermercado local.
Os rótulos foram posteriormente substituídos por um mais bonito e o vinho passou a chamar-se “Le Château Colombier”, com um desenho de uma pomba no logótipo.
A equipa do programa de televisão escolheu a competição internacional Gilbert et Gaillard. Para se inscrever, bastava pagar cerca de 50€ e apresentar os resultados de uma análise laboratorial do vinho para que fosse possível conhecer o seu teor alcoólico e de açúcar.
Medalha de ouro
A garrafa que custou menos de três euros recebeu o prémio mais cobiçado.
"Na boca é suave, nervoso e rico, com aromas jovens e claros que prometem uma bela complexidade. Muito interessante", descreveu o júri.
Como venceu o concurso?
Em alguns concursos, todos podem inscrever-se para serem jurados, mesmo que não percebam nada sobre vinhos. E foi assim que Samy Hosni, jornalista do programa, tornou-se provador de uma competição internacional na cidade francesa de Macon e na sua mesa não havia um único profissional.
O problema é que as medalhas muitas vezes influenciam o futuro comercial de um vinho: graças a um prémio, as vendas aumentam em até 15%.
Portanto, a mensagem que o programa quer passar é que é preciso ter cuidado com os prémios e medalhas recebidos por um vinho, e por isso, nada melhor que confiar no seu próprio paladar.