Mundo

Vaticano anuncia que Papa continua a melhorar e deixará o hospital nos próximos dias

No dia 7 de junho, o Papa passou por uma cirurgia abdominal de três horas sob anestesia geral, que ocorreu sem complicações. Francisco esteve internado com bronquite durante alguns dias em março no Hospital Gemelli.

Vaticano anuncia que Papa continua a melhorar e deixará o hospital nos próximos dias
VATICAN MEDIA

O Papa Francisco continua a melhorar da cirurgia abdominal a que foi submetido no Hospital Gemelli, em Roma, e terá alta do centro hospitalar nos próximos dias, confirmou esta quarta-feira o Vaticano.

"O Papa descansou bem durante a noite", declarou o diretor de imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, num comunicado. De acordo com a nota, "a equipa médica informou que o quadro clínico está a evoluir sem complicações, por isso, está a ser planeada a alta [hospitalar] para os próximos dias".

"O Papa dedicou-se às suas atividades de trabalho [na manhã de hoje] . Antes do almoço, dirigiu-se à capela do seu quarto privado, onde passou um tempo em oração e recebeu a Eucaristia", acrescentou o Vaticano.

No dia 7 de junho, o Papa passou por uma cirurgia abdominal de três horas sob anestesia geral, que ocorreu sem complicações.

Francisco esteve internado com bronquite durante alguns dias em março no Hospital Gemelli.

A saúde de Francisco tem sido objeto de debate desde que este deixou claro que estaria disposto a resignar se uma doença o impedisse de fazer o seu trabalho, tal como aconteceu com o seu antecessor, Bento XVI, em 2013.

O Papa tem sido afetado por cataratas, dor ciática e a uma artrose no joelho direito que o obrigou a usar uma cadeira de rodas em muitas ocasiões.

Após a operação ao cólon a 4 de julho de 2021, reagiu às especulações: "Ainda estou vivo, alguns prelados queriam que eu morresse, já estavam a preparar o conclave (para eleger um sucessor)".