Mundo

Brasil: traficantes ajudam polícia a encontrar português suspeito de matar ator

Bruno de Souza Rodrigues, que nasceu no Brasil mas tem nacionalidade portuguesa, estava escondido no Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro. Era procurado há duas semanas pelo homicídio de Jeff Machado.

O ator Jeff Machado foi encontrado morto dentro de um baú, em Campo Grande, no Brasil
O ator Jeff Machado foi encontrado morto dentro de um baú, em Campo Grande, no Brasil
Instagram @jeffmachadocosta

Há duas semanas que o produtor Bruno de Souza Rodrigues, que nasceu no Brasil mas tem nacionalidade portuguesa, era procurado por suspeitas de ter assassinado o ator Jeff Machado. A caça ao homem terminou esta quinta-feira, numa operação conjunta entre a Polícia Militar e a Polícia Civil, que o localizaram e detiveram no Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro.

Bruno, de 37 anos, estaria escondido há cinco dias num prédio daquela favela e foi detetado pelas autoridades depois de se ligar a um sinal de wi-fi (internet sem fios). A zona onde se encontrava estava sob vigilância e, às primeiras horas desta quinta-feira, a polícia avançou em força.

Os traficantes que operam nas redondezas perceberam que o suspeito de homicídio se encontrava no bairro depois de a operação policial ganhar forma e acabaram por colaborar, ao indicar aos polícias o edifício exato onde Bruno estava escondido, avança a Globo.

"Não houve resistência nenhuma. O que nós sabíamos é que ele estava na comunidade há uns cinco dias. Recebemos informação de que ele estava andando por diversos bairros da zona sul [do Rio de Janeiro]. Foi através de um wi-fi usado por ele na parte alta da comunidade que decidimos realizar a operação", explicou a delegada Ellen Souto à imprensa brasileira.

Para sustentar a fuga, o produtor vendeu uma casa e usou esse dinheiro para se esconder em vários locais do Rio de Janeiro. Numa fotografia partilhada por vários meios de comunicação social locais, surge mais magro e sem a barba que ostentava na última fotografia conhecida e que foi divulgada pelas autoridades brasileiras.

Esta é a segunda detenção no caso. No dia 1 deste mês, Jeander Vinícius, de 29 anos, foi detido por suspeitas de envolvimento no crime. Segundo a imprensa brasileiro, o homem trabalhava como prostituto e terá sido usado como ‘isco’ para o crime - uma das possibilidades é de que Jeff tenha sido atraído com a promessa de poder integrar o elenco de uma telenovela, devido à ligação de Bruno ao mundo da televisão.

Jeander e Bruno prestaram na altura declarações à polícia quando o caso ainda era tratado apenas como um desaparecimento, com versões contraditórias. Assim que o primeiro foi detido, o segundo fugiu e passou as últimas duas semanas a monte. Chegaram a implicar um terceiro homem no homicídio, que a polícia acredita nunca ter existido e ter sido simplesmente inventado pela dupla.

Morto e enterrado dentro de baú

O corpo de Jeff Machado, de 44 anos, foi encontrado a 22 de maio. Estava dentro de um baú de madeira, enterrado a dois metros de profundidade, com cimento colocado por cima, num quintal de uma casa em Campo Grande, um bairro do Rio de Janeiro.

A vítima tinha mãos e pés amarrados e só foi identificada graças às impressões digitais. A autópsia revelou que asfixia ou estrangulamento seriam as mais prováveis causas da morte de Jeff Machado, que estava desaparecido desde 27 de janeiro, mas devido ao avançado estado de decomposição do corpo não era possível confirmar esse cenário com total exatidão.

A família do ator, que no ano passado entrou na telenovela “Reis”, da Rede Record, foi alertada para o desaparecimento depois de uma instituição de apoio a animais a contactar porque os oito cães de Jeff Machado estavam ao abandono na sua casa.

Durante este período, a mãe da vítima recebeu mensagens de alguém que, acredita, estaria a tentar fazer-se passar pelo filho. A polícia acredita que Jeff foi assassinado ainda em janeiro, altura a partir da qual a mãe começou a receber apenas mensagens escritas do filho, que não aparentavam ser da sua autoria.